CORRIDA EM TRILHA: TREINAMENTO.
- Equipe PRO-ATIV.
- 3 de fev. de 2021
- 2 min de leitura

TREINAMENTO GERAL:
Similar ao que você já faz tradicionalmente para corridas de rua, procure ter um treinamento regular de corrida variando a intensidade: Maior Volume = menos intenso / Menor volume = mais intenso.
A variação de intensidade é um importante instrumento para uma preparação que o qualifique aeróbica e anaerobicamente, e isso lhe permite fazer mais e melhor quando esta no plano ou quando encontrar aclives e declives.
TREINAMENTO ESPECÍFICO
Como os percursos em trilha são irregulares, preparar seu corpo para esta inconstância, cuja passada e pisada variam, e as ações articulações também (tornozelo, joelho e quadris), é imprescindível.
E é ai que entra o princípio da especificidade: trabalhar especificamente para aquilo que pretende desempenhar, e nesse caso, nada melhor do que fazê-lo nas próprias trilhas, ou, em locais que lhe garantam variação de terreno (grama, areia, terra, etc).
TREINAMENTO COMPLEMENTAR
Além do treinamento regular (geral), e de incluir sessões características da trilha, com variação de terreno (específico) o corredor trail também deve buscar ampliar seu trabalho complementar para garantir uma adaptação mais rápida e reduzir os riscos de se machucar.
A prática de exercícios resistidos, de flexibilidade, e principalmente de equilíbrio (articulações e core) são algumas das indicações e podem ser encontradas em sessões bem prescritas de: musculação, calistenia, cross training, rotina de alongamentos, pilates, yoga, treinamento de agilidade, pliometria, isometria e outros que envolvam instabilidade.
DICAS:
Procure um profissional de educação física e se oriente. Ele é a pessoa indicada para uma correta prescrição;
Procure os grupos de corrida (assessorias), pois além do profissional qualificado também estará inserido num ambiente especifico para a prática e que poderá te guiar para as trilhas;
Acompanhe os eventos de corrida trail e se aventure. Comece praticando com calma, reconhecendo as diferenças e como seu corpo de manifesta. Aos praticantes assíduos, treine corretamente para fazer mais e melhor;
Varie seu treinamento inserindo sem sessões características, desde a variação de inclinação em esteiras, corridas em parques e praças, na areia de campos de futebol ou da praia, estradas de chão (off road), sempre buscando mudar terreno e inclinação.
SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS E PARTICIPE DOS NOSSOS EVENTOS. VENHA PARA A TRILHA SE DESFIAR E SE DIVERTIR COM A PRO-ATIV ;)

Comments